Leiam texto sobre Plínio Marcos aqui.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Saudade no Repouso

Foto de Felipe Hellmaister.

Presente. O Ator em Repouso é aquele que age sem movimento, é aquele que representa em descanso. Em uma época em que há uma necessidade quase bestial de fazer, de mostrar serviço, de se ocupar, o Ator em Repouso é uma tentativa de resgatar o Ser, aniquilador de todas as ações inúteis. Estar de corpo presente. Estar presente no corpo.

Pássaro. O Ator em Repouso busca inspiração no Tao-Te-King. O intérprete deve procurar uma ação interior e uma suspensão de gestos e movimentos. O Não-Agir, o Wu-Wei, não é inércia, mas sim a plenitude da atividade dentro de si. O Tao é eternamente sem agir, no entanto, tudo é feito por ele. A ação deve seu valor à serenidade que a alimenta. Os atores das minhas peças não estão parados, estão em repouso. O Repouso é o senhor do movimento, assim como o Não-Agir é senhor da ação. Longe de ser uma estátua, o Ator em Repouso representa o Sujeito Vazio, estrutura de todas as possibilidades.

Imagens. Diz Luiz Bunier: a ação física é a poesia do ator. Digo: a parada da ação física no ator é poesia para a platéia. O excesso de informação e de facilidades de armazenamento de memória em computadores, agendas e tais, além da maciça carga de informação visual, causa uma inibição na imaginação. O Ator em Repouso é o resgate da imaginação poética. O Ator em Repouso busca a interioridade, muito mais do que a imobilidade. Resgatar e devolver ao homem seu sentido interior é a função do artista. Duas etapas são fundamentais para essa representação: enriquecer-se interiormente e transmitir, ou compartilhar, esta riqueza.

O Futuro do Pretérito. O presente é onde a ação se passa para o passado. O futuro do pretérito é onde tudo poderia acontecer ou não, é a eterna possibilidade, a eterna potência. O ato mata a ação, o repouso conserva a pureza intrínseca em cada possibilidade de agir. Qualquer definição é a morte das outras possibilidades.

Saudade. O Ator em Repouso é o corpo em Saudade. Saudade do próprio corpo, saudade do corpo primordial, o corpo de argila, o corpo de Adão, o corpo de luz, simbólico, formador de todos os corpos.

Nenhum comentário: