Leiam texto sobre Plínio Marcos aqui.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Filho de Plínio Marcos e Walderez de Barros

Foto minha.

Ser filho de meu pai, considerado por muitos, um dos maiores autores do teatro nacional de todos os tempos e filho de minha mãe, considerada por muitos, uma das maiores atrizes que já pisaram em palcos brasileiros, não garante meu talento. Nem eu mesmo posso garantir. Mas já que escolhi o mesmo ofício de meus genitores, ou pelo destino fui escolhido, e justamente por serem eles quem são, artistas com “a” maiúsculo, vocacionados, é que preciso fazer esforço grande para honrá-los. Se tenho ou não talento, não me cabe julgar. Assistindo seus sucessos e seus fracassos e vivenciando os meus próprios, aprendi que é preciso fazer, pelo menos, o esforço dos grandes artistas: o exercício de estar sempre dignificando cada trabalho com suor, sinceridade, respeito e amor ao que se faz. Espírito de presença: presença de Espírito. Mas, a um artista, talvez ainda caiba mais do que isso. Talvez seja preciso correr riscos pelos que não correm, talvez seja preciso enlouquecer pelos que não enlouquecem e fazer as perguntas que alguns não fazem e procurar luz onde não tem.

A realidade dentro de cada um de nós se apresenta mais como um prisma multifacetado em sentidos do que como algo que se fecha em definições estáticas, estanques, cristalizadas. Quem somos nós? Ser artista é amar o homem no que ele tem de mais elevado, mais virtuoso, ser artista é lutar contra a morte, armado com o melhor da vida. Assim eu penso. Quem sou eu?

Antes de começar cada atividade e já em execução, investigo minha intenção, meu objetivo, minha estratégia e minha ação. Não consigo fazer mais nada apenas por fazer, apenas para ganhar dinheiro, com intenção de ter qualquer tipo de lucro em cima da suscetibilidade do meu próximo ou apenas para satisfazer meu ego. Preciso estar impregnado de generosidade, como se eu estivesse sempre em dívida de escuta com os outros, como se nunca tivesse sido atencioso o bastante.

Para ser artista é preciso ter talento. Quero ser cobrado, criticado, assistido. Quero estar junto ao Ser Humano.

Eis minha face:

Nenhum comentário: