Leiam texto sobre Plínio Marcos aqui.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O Ator em Repouso

Leonardo Ventura e Priscilla Carvalho em exercício de contenção de gestos e movimentos na Sala Lineu Dias. Foto de Leo Lama.

A peça “O PRIMEIRO DIA DEPOIS DE TUDO” faz parte de uma pesquisa de uma nova dramaturgia, que também exige uma nova postura no palco que Leo Lama chama de O Ator em Repouso. (http://www.oatoremrepouso.blogspot.com/)
Uma nova postura em cena: pesquisa a ser registrada em livro.

Há 4 anos, o dramaturgo e diretor Leo Lama, começou a desenvolver uma pesquisa que chamou de postura no palco O Ator em Repouso.

“O repouso é um estágio entre um movimento e outro. O representante no palco deve assumir uma postura como se o movimento passado nunca tenha acontecido e no futuro possa ou não acontecer. Estou propondo uma suspensão, portanto, as ações das minhas peças estão no futuro do pretérito, são contadas à platéia e não realizadas, reforçando assim a ação interior. O Ator em Repouso está pleno de impulsos internos que não se expressam fora, mas mantém o corpo vivo o tempo todo.”

“É preciso abrir espaço para o espectador imaginar. Para mim, o papel da arte agora, deve ser o de resgatar o imaginário poético, o encantado.”

Um representante do ser humano em cena, parado, sem gestos, sem qualquer tipo de movimento externo, um manifesto contra o massacre que o corpo do homem vem sofrendo ao longo dos séculos, desde as imagens de sua pretensa pré-história que o assemelha a um macaco, passando por Auschwitz, até os dias de hoje em que corpos são comparados a produtos de consumo, e almas estão paralisadas nas cadeiras de rodas da mediocridade. A pesquisa teatral O Ator em Repouso, procura oferecer ao espectador uma imagem do aberto. Um descanso do excesso. A busca do corpo da delicadeza, o corpo com asas.

Nenhum comentário: